Inauguração Cidade Mirim

Na tarde de terça-feira, 13 de novembro, aconteceu a inauguração da Cidade Mirim do Colégio Visão Unidade Pedra Branca.
O projeto da Cidade Mirim iniciou em abril com a visita dos alunos do 5° ano na prefeitura de Palhoça e na Câmara dos Vereadores. Logo após iniciou-se o processo de eleição do Prefeito Mirim. Os candidatos eram alunos do 5° ano pois é a turma mais madura do fundamental 1. Os alunos interessados em participar se manifestaram em sala e foi feita uma pré-candidatura a escolha dos candidatos oficiais. Após a definição das chapas convidamos o TRE para fazer uma palestra para eles sobre eleições, cidadania e urna eletrônica.
As crianças realizaram a campanha eleitoral onde apresentaram as propostas de melhoria e iniciativas para a Cidade Mirim e o Colégio como um todo para os alunos do 3° ao 5° ano. Os candidatos de dividiram 5 chapas, criaram nomes de partido, cartazes com as propostas, entre outras coisas relacionadas a uma verdadeira campanha eleitoral.
A Helena Gomes Moreira foi eleita prefeita da Cidade juntamente com o Lucas Wagner da Silva seu vice-prefeito. Ambos ganharam no segundo turno.
Através do Projeto da Cidade Mirim e Eleições buscamos incentivar a consciência política das nossas crianças discutindo o assunto com eles. O objetivo principal foi trabalhar a cidadania, questões de coletividade, democracia, sociedade, direitos e deveres. A cidadania é o exercício da conquista desses direitos e do cumprimento desses deveres, um campo social e político em permanente construção onde as pessoas participam como integrantes de uma coletividade para convivência humana.
O evento de inauguração contou com a ilustre presença do prefeito da cidade de Palhoça Camilo Martins, do sr. Ronaldo representante do Banco do Brasil, das coordenadoras Regiane e Helaine dos CEI´s Interação e Paulo Braulio, do diretor Wagner Rodrigues, da gestora Danielle Claumann, da coordenação do colégio Geovana Lima, Gilmar Staub e Tatiane Rosa, alunos e familiares.
Na pequena solenidade a aluna Helena recebeu uma placa por ser a primeira prefeita eleita da Cidade Mirim. O vice-prefeito, Lucas, também esteve presente e participou do evento.
Dentre os atos oficiais Camilo Martins cortou a faixa da Cidade com a Helena e posteriormente ele entregou a chave da Cidade para a pequena prefeita.
Camilo parabenizou o colégio e todos os envolvidos pelo lindo projeto que incentiva a cidadania e democracia, disse o quanto se sente honrado em participar deste tipo de evento que faz toda a diferença na vida das crianças e da sociedade.
A nossa pequena prefeita finalizou seu lindo discurso citando Mário Quintana “Quero sempre ter um sorriso estampado no meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre… E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor.”
Os convidados visitaram as casinhas: Correios, Mercado, Banco, Prefeitura, Câmara dos Vereadores, Casa da Família, Casa Google e Enghish House.
O evento finalizou com um show de música para as crianças, bolinhas de sabão, muita pipoca e algodão doce.